a marca
A RARA - Residência de Artesanato da Região dos Açores é um projeto de produção contínua da Anda&Fala - Associação Cultural, iniciado em 2014 no contexto do seu Walk&Talk - Festival de Artes. Engloba duas vertentes complementares: residências artísticas anuais e comercialização dos produtos resultantes desse momento sob uma marca própria.
As residências propõem a interseção entre designers de diferentes geografias e artesãos açorianos, cruzando técnicas tradicionais e matérias-primas endógenas com diferentes modelos conceptuais, possibilitando assim a transição para novos suportes e produtos. O conjunto de peças/produtos desenvolvidos durante as residências é apresentado sob a marca RARA, comercializada com o intuito de valorizar e inovar a produção artesanal local, a Marca Açores e afirmar a prática artesanal enquanto profissão de futuro.
Ao longo de nove edições, com a curadoria do designer Miguel Flor, a residência contou com a participação de 26 criativos/coletivos de 7 nacionalidades e de 17 artesãos/entidades de produção artesanal açorianas, e resultou na concepção de cerca de 205 protótipos, 53 dos quais incluídos no catálogo inicial de produção da marca RARA. A sua receita permitirá promover a atividade dos artesãos e validar a continuidade das residências.
Com as mudanças na estrutura e plano de atividades da Anda&Fala - Associação Cultural, que conta agora com um espaço sede e programa continuado (vaga - espaço de arte e conhecimento, em Ponta Delgada), a RARA ganha autonomia enquanto projeto desenvolvido no contexto do Programa de Residências Artísticas da Anda&Fala. As próximas edições de residências terão um período de trabalho estendido, de forma a potenciar a investigação, conceptualização e execução dos projetos. Pretende-se alargar também o projeto a outras ilhas, cumprindo assim a missão arquipelágica patente no nome do projeto. Nesse sentido a 9ª edição da residência, realizada entre 17 e 29 de julho de 2023, aconteceu em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria e contou com a participação das artesãs marienses Aida Bairos e Marina Mendonça, que colaboraram com os designers Ivo Oliveira Rodrigues e Margarida Lopes Pereira sob a mentoria do curador Miguel Flor.
Cada residência culmina num programa público que contempla uma exposição/apresentação dos resultados finais, sendo também uma oportunidade para promover conversas sobre design, economia, colaboração e ecologia.
ficha técnica
A RARA é um projeto da Anda&Fala - Associação Cultural , com curadoria do designer, diretor criativo e fotógrafo Miguel Flor, coordenação geral/produção da arquiteta e fotógrafa Mariana Lopes e assessoria de imprensa/RP por Aviva Obst.
As peças disponíveis no catálogo da RARA são produzidas manualmente por artesãos, nos Açores, com recurso a materiais locais. Todos os artesãos com quem a RARA trabalha possuem carta de artesão, emitida pelo CADA - Centro de Artesanato e Design dos Açores.